Plus Size

 

Por: Fabiana Bertinelli Foto: Divulgação

Matéria Publicada na Revista do Bom Retiro - Edição 80 - Dezembro 2010

 

 

O mundo da moda volta seu olhar para as mulheres mais curvilíneas

Durante as décadas de 40 e 50 Marilyn Monroe e Elisabeth Taylor chamavam todas as atenções com suas curvas sinuosas, cinturinhas de pilão e quadris enormes. Esse modelo de mulher emplacou sem contestações até os anos 60 e, parece que agora este perfil está voltando à moda. Atento ao crescimento deste novo mercado consumidor, muitas grifes estão se rendendo, começando aumentar os números (que antes chegavam no máximo ao 44), sendo possível encontrar peças mais joviais e com a mesma qualidade de tamanhos pequenos.


Uma pesquisa recente feita pela revista feminina Sem Medida com cerca de 400 mulheres, na faixa etária entre 21 e 40 anos e a maioria entre 91 e 110 quilos, mostrou que 70,1% delas são assíduas leitoras de matérias de moda. Diante disso, um novo nicho de modelos se consolida e até mesmo o mercado editoral parece estar disposto a mudar. Um exemplo disso é a revista alemã Brigitte, que a partir deste ano colocou em seus editorias mulheres reais, saindo as modelos magérrimas e entrando as mulheres mais curvilíneas, assim como a V magazine, que fez edições especiais utilizando modelos consideradas 'acima do peso'. Outra investida são as Semanas de Moda específicas para elas como, por exemplo, o Fashion Week Plus Size, realizado no mesmo período da semana de moda mais importante do País, a São Paulo Fashion Week.


Mercado que cresce

De olho nesse mercado os lojistas do Bom Retiro têm se tornado referência em moda Plus Size, ou seja, a tendência tamanho GG. “O Bom Retiro oferece preço e variedade nos produtos”, diz o gerente da loja Talento Moda Minas Lourenço Saad Daniel, que comemora o sucesso das vendas GG´s. “Nosso crescimento é em torno de 25% ao ano. Nossas clientes são fiéis, levam peças de qualidade e com bom caimento”. “A mulher brasileira é versátil, possui personalidade, é bem resolvida, sabe o que quer e a que veio. E sabe que mesmo com curvas "extras" é possível ser elegante e não perder a feminilidade”, afirma a gerente de marketing da loja Legítima Defesa Jeans, Adriana Ribeiro Pires.


Aos poucos as gordinhas provam que é possível vestir tamanho GG sem precisar encolher a barriga! O mundo fashion, ou melhor, “Fatshionistas” – uma forma carinhosa que as blogueiras dedicadas à moda plus size se chamam - parece ser uma tendência que veio para ficar. “Investir nesse mercado é um desafio prazeroso e regado a muitos elogios”, diz o diretor de marketing da loja By Cristian, Robson Abranches, que conta que herdou da família o gosto pela moda. “Em outubro de 2005 surgiu a ideia de confeccionar peças femininas nos tamanhos plus size. Porém, não poderia ser qualquer roupa, tinha que ser fashion, moderna, durável, em sintonia com a moda no mundo”, comenta. “Nosso diferencial são os tamanhos especiais em jeans que vão do 36 ao 60, em cós baixo, médio e alto. Os tamanhos em vestidos e blusas vão do P ao GG2, em malhas e em tecidos”, explica.


A moda que veio para ficar

“Fazemos pesquisas de moda em países como Itália, EUA, e adaptamos as tendências ao nosso público. Confeccionamos roupas modernas e sempre atualizadas”, conta Lourenço, da marca Talento Moda Minas. A mulher brasileira tem uma tendência natural de ser mais encorpada e, aquela preocupação de ser magra e de deixar os ossos à mostra é coisa do século passado. A nova onda Plus Size “leva o público feminino a ter melhor e maior opção de compra, visando conforto, modernidade e versatilidade”, afirma a gerente de marketing da loja Legítima Defesa Jeans.


Outras marcas famosas da região também tem se destacado como é o caso da Semine, que atua no mercado há mais de 15 anos, seguindo o segmento de moda feminina, traduzindo toda a elegância e bom gosto em vestidos, blusas, calças e saias tanto em malhas como em chiffon. A marca se preocupa em acompanhar as últimas tendências internacionais, trazemos todos os recursos e benefícios para suas clientes.


Também instalada no Bom Retiro, a Eveíza comercializa moda plus size, com roupas que vão do casual ao chique, usando e abusando de todas as tendências do mercado atual. A loja é hoje uma das marcas líderes no segmento plus size de moda feminina. São duas lojas de varejo (no Shopping Iguatemi e no Jardins Open Mall), dois showrooms em Fortaleza e duas lojas de atacado em São Paulo. Isso tudo sem contar a presença em grandes multimarcas Brasil afora. Para mulheres cada vez mais exigentes, a Eveíza oferece coleções plus size que são fruto de intensa pesquisa. A equipe de estilo da marca está atenta às tendências de comportamento, consumo e moda mundo afora, para manter uma incessante linha de produção e sempre com novidades, tudo com a velocidade do prêt-à-porter.


Dicas de Peso

Elegantes ou despojadas as mulheres gostam mesmo é de se sentirem bem! “Looks GG com boa modelagem e sacadas de moda pode ser uma odisséia”, afirmou a top plus size brasileira, Flúvia Lacerda. Mas é bom ficar atenta na hora das compras. Os lojistas da região afirmam que o bom senso deve prevalecer; reconhecer seu corpo e comprar roupas do seu tamanho é fundamental. Evite comprar peças largas, mas também, nada de usar roupas grudadas demais! Os jeans continuam em alta, então prefira modelos com lavagem escura e corte reto. Nas roupas esqueça - para sempre - aquela história que um dia te contaram que “preto disfarça”, pode até ajudar a esconder o que você não curte, mas acaba sendo cansativo de se ver. Que tal ousar em outras tonalidades fortes como marrom, cinza e azul? “Para as gordinhas que tem cintura é fundamental explorar uma modelagem que a valorize”, ensina o diretor de marketing da loja By Cristian, Robson Abranches.


Serviço:

By Cristian

Endereço: Rua Silva Pinto, 311 A.

Telefone: 11 3331 7088.

Site: www.bycristian.com.br

Eveíza

Rua Prof. Cesare Lombroso, 161.

Telefone: 3337-2455.

Legitima Defesa Jeans

Endereço: Rua Silva Pinto, 195 B.

Telefone: 11 33371573.

Site: www.legitimadefesajeans.com.br

Semine

Rua Aimorés, 207.

Telefone: 3337-1239.

Site: www.semine.com.br

Talento Moda Minas

Rua Jose Paulino, 56.

Telefone: 11 3331-1410 / 3361-5320.

Site: www.talentomoda.com.br

Revista on-line

clique aqui e acesse o web site
clique aqui e acesse o web site
clique aqui e acesse o web site
logo

Gabel Comunicações - Todos os direitos reservados 2009 - Desenvolvido por   - Aarão Dantas